sábado, 26 de junho de 2010

Verdades da Maçonaria reveladas pela Revista Superinteressante.


A ordem
Mais famosa das sociedades secretas, a maçonaria já foi descrita como religião, filosofia e centro de conspirações. Mas afinal o que é, quais os segredos e o que acontece na suas sessões?
Texto Sérgio Gwercman


Vamos fazer um acordo: eu conto um segredo e você, leitor, promete não revelá-lo a ninguém. Antes de topar o trato, você precisa saber que os outros quase 3 milhões de pessoas que lerem esta revista conhecerão o mesmo segredo. Mas elas também se comprometerão a ficar de bico fechado. Agora, cá entre nós: quais as chances de nenhum dos envolvidos quebrar o trato e contar o que ficou sabendo para a patroa – que por sua vez vai contar para a irmã, que vai dividir a novidade com as amigas do salão de beleza e daí para o mundo? Você apostaria na possibilidade de mantermos o tal segredo em sigilo?


Na cabeça de muita gente, a maçonaria foi capaz dessa proeza. Uma tarefa árdua. Os integrantes da mais conhecida entre as organizações secretas guardariam um grande segredo bombástico, revelado somente para quem concorda em ser iniciado numa sessão cercada de mistério. Em nome da honestidade jornalística, é preciso dizer logo no início da reportagem que se os maçons escondem um informação dessas capazes de mudar o rumo do mundo, este repórter – e os estudiosos mais influentes do tema – foram incapazes de descobrir do que se trata. Por outro lado, são vários os rituais, símbolos e conchavos políticos que deveriam ficar restritos às 4 paredes (obrigatoriamente sem janelas) de um templo maçônico, mas que estão descritos nas próximas páginas. Segredos e histórias que foram reveladas a gente graúda como Benjamin Franklin, Simón Bolívar, pelo menos 17 presidentes americanos e D. Pedro I – que entre os maçons brasileiros atendia pelo exótico apelido de Guatimozim. Nas próximas páginas, você se juntará a eles.

A história
Para quem gosta tanto de segredos, nada melhor do que começar a própria história com um relato misterioso e que não pode ser comprovado. A origem da palavra maçom está no inglês, mason, que quer dizer pedreiro. Por isso, é forte a crença de que os primeiros integrantes da organização davam duro em canteiros de obras do passado.


A lenda mais famosa conta que a origem da maçonaria está na construção do grande templo de Salomão, em Jerusalém, narrada no Velho Testamento. Durante a obra, Hiram Abiff, o engenheiro-chefe, foi assassinado por 3 de seus pupilos. O motivo do crime é nebuloso, mas envolveria segredos de engenharia guardados por Hiram e uma disputa por promoções de cargo. O fato é que Hiram foi para o túmulo, mas não revelou o que sabia. Além de mártir, virou exemplo de bom comportamento maçônico. Para muitos maçons, é aí que começa a sua história, apesar de existir quem defenda que Moisés, os construtores da Torre de Babel e até Deus são maçons – afinal, o todo-poderoso não "construiu" o mundo em 6 dias?

Outra tese, também sem comprovação, é defendida por historiadores maçônicos como Christopher Knight e Robert Lomas e aponta a maçonaria como herdeira direta dos poucos cavaleiros templários que não foram trucidados por ordem do papa e do rei da França entre 1307 e 1314.





Pesquisadores independentes, porém, acreditam que a origem da maçonaria moderna estaria nas corporações de ofício, espécie de sindicatos da Idade Média. Especificamente na corporação dos pedreiros, que reunia alguns dos trabalhadores mais qualificados da Europa – gente que construía catedrais gigantescas, como a belíssima abadia de Westminster, na Inglaterra, que recebe fiéis até hoje. Como esses truques profissionais significavam bons salários, era natural que os masons cultivassem o hábito de mantê-los em segredo. Ficou conhecida como "maçonaria operativa" esse período em que os integrantes da ordem colocavam a mão na massa .
Entre os séculos 16 e 17, as técnicas de construção começaram a perder valor e as corporações mudaram o tom das reuniões. Especialmente na Grã-Bretanha, elas ganharam traços de alquimia e rituais simbólicos. Também se abriram para quem não trabalhasse com construção, mas topasse guardar segredo sobre o que acontecia nos encontros. Começou a fase da "maçonaria especulativa", voltada para o conhecimento filosófico – que dura até hoje.




O crescimento atraiu nobres. Era chique participar daqueles encontros com ar de sarau secreto. Os antigos trabalhadores, por sua vez, adoravam estar ao lado da nobreza. Em cidades da Inglaterra, surgiram lojas (como são chamados os grupos de reunião) e, em 1717, 4 delas se reuniram para fundar a Grande Loja de Londres, o "Vaticano da maçonaria", até hoje a mais importante instituição mundial da ordem. 5 anos mais tarde foi escrita a Constituição de Anderson, texto redigido pelo maçom James Anderson que colocava no papel todas as normas e rituais transmitidos oralmente. As lojas escolheram também seu primeiro grão-mestre, um sujeito chamado Anthony Sayer, que estava longe do glamour que o cargo teria no futuro, quando seria ocupado até por herdeiros do trono inglês. Quando morreu, Sayer era um simples vendedor de livros em Covent Garden, região de Londres que até hoje é sede de uma feirinha dessas com jeitão alternativo.

Idéias
Mas o que esses homens faziam – e ainda fazem – em suas reuniões? Basicamente, discutem o caminho que o planeta deve tomar. E o rumo proposto é o da Luz, como eles se referem ao pensamento racional. A idéia é que se cada indivíduo refletir sobre suas atitudes e buscar sempre o caminho do bem e da perfeição, a sociedade vai caminhar naturalmente para o progresso. É uma filosofia, uma maneira de encarar o mundo, que foi um bocado revolucionária ao surgir no século 18, época em que reis controlavam o corpo e a Igreja, as mentes das pessoas. Para debater idéias, maçons criaram uma série de regras e tradições – o historiador inglês Eric Hobsbawn diz que o período do surgimento da maçonaria especulativa foi especialmente rico no que ele chama de "invenção de tradições", muito por causa das rápidas transformações que a sociedade vivia com mudanças nos costumes sociais e na divisão do poder. Foi nessa mesma época que surgiriam outras organizações do tipo, como a Rosacruz e a Iluminati (veja quadro na pág. 59).


A maçonaria, que acabaria sendo a mais forte e poderosa de todas, se desenvolveu como uma fraternidade que funciona como Estado, com hierarquias e legislação. E cada maçom tem liberdade de pensamento. No fundo, a maçonaria não é uma, são várias. E ao contrário do que muitos pensam, a ordem não formou um grupo uniforme. Cada país teve autonomia para definir seus rumos e caminhos, o que fez a ordem ter inclinações diferentes ao redor do globo: na Inglaterra e no Brasil, era ligada à aristocracia política; na França, anticlerical e pragmática; na Itália, revolucionária.
Diferenças entre as maçonarias existem. Mas também há muita coisa em comum – em especial, as regras e os rituais. Ser admitido na maçonaria, por exemplo, requer paciência em qualquer lugar do mundo. O candidato precisa ser convidado por um maçom, passar por entrevistas e ter a vida investigada por integrantes da ordem. São aceitos apenas homens que acreditam em Deus, têm pelo menos 21 anos e nenhuma deficiência física.

As sessões acontecem em templos cheios de simbologia. "Entrar num templo maçônico é mergulhar num espaço codificado", diz o sociólogo José Rodorval, da Universidade Federal de Sergipe e autor de uma tese de doutorado sobre a maçonaria. O templo não tem janelas e a entrada é voltada para o ocidente, onde a pintura é mais escura.





No outro extremo, o oriente é mais claro – para a maçonaria, é dali que vem o conhecimento. É nessa área também que fica o altar de onde a autoridade mais alta comanda a sessão. Nas paredes, há 12 colunas, uma corda com 81 nós e outros símbolos como as pedras bruta e polida, que representam os momentos pré e pós-iniciação.
Durante as cerimônias, os homens vestem aventais para venerar o Grande Arquiteto do Universo, como eles se referem a Deus. Mas um Deus tratado dentro dos valores de tolerância religiosa do deísmo, tradição que recusa a idéia de que uma instituição tem o poder para fazer a ligação com o divino. E por isso um maçom pode ser judeu, católico, muçulmano. Nas sessões, Deus tem um nome específico. "Esse nome é um dos segredos mais bem guardados da maçonaria", diz o historiador Jasper Ridley, que escreveu The Freemasons ("Os Maçons", sem tradução em português). Mas Ridley entrega o ouro: o criador é chamado de Jahbulon, uma corruptela que reúne os nomes sagrados de Jeová, Baal e Osíris.


Foto-montagem do Editor do Blog

Essas reuniões religiosas misteriosas, adivinhem só, colocaram a maçonaria em rota de colisão com o Vaticano. Tanto que 2 bulas papais condenando a ordem chegaram a ser emitidas por Clemente 12 e Bento 14. "Como outros governos, o Vaticano também se molestava com a atmosfera de segredo com a qual se cercava a maçonaria", diz o historiador espanhol Jose Benimeli no livro Maçonaria e Igreja Católica.


A tensão hoje é menor, mas ainda existe. Em 1983, quando comandava a Congregação para a Doutrina da Fé, o hoje papa Bento 16 publicou a Declaração sobre as associações maçônicas. O texto não deixa dúvidas: "Os fiéis que pertencem às associações maçônicas estão em pecado grave", escreveu.



Revoluções e conspirações



O Vaticano é apenas um dos desafetos da maçonaria. Ao longo da história, a ordem colecionou inimigos com a mesma força que manteve seus segredos – as 2 coisas, aliás, sempre estiveram diretamente ligadas. Pense na seguinte situação: sua vizinha está promovendo reuniões semanais na casa dela, mas não permite que você participe. Mais do que isso, ela se recusa a revelar o que está sendo discutido lá dentro. Se você tiver um mínimo "instinto de paranóia" – e a maioria de nós tem – vai achar que a dona está tramando contra você. A mesma lógica funciona para os maçons. Muitas das acusações contra a fraternidade começaram com perguntas do tipo "se é tudo boa gente, então por que raios eles não revelam o que estão fazendo?"
Assim, manter segredo mostrou-se uma ótima maneira de atrair desconfianças. Mas a verdade é que para além do mistério existe o fato de que as lojas maçônicas serviram, sim, de espaço para a agitação política. Seus ideais espelhados no iluminismo inspiraram – e muitos de seus integrantes se engajaram – em revoluções que chacoalharam o mundo, derrubaram governos e cortaram cabeças coroadas. "Ser maçom nos séculos 18 e 19 era um pouco como ser de esquerda no começo do século 20. Em geral, eram pessoas liberais, receptivas a novas ideologias e preocupadas em reorganizar a sociedade", diz Andrew Prescott, diretor do Centro de Estudos da Maçonaria da Universidade de Sheffield, na Inglaterra. A conseqüência óbvia dessa atuação foi que a ordem freqüentou os primeiros lugares da lista de maiores inimigos das monarquias absolutistas. O efeito colateral indesejado foi que quanto mais a maçonaria era acusada de conspiradora pelos líderes aristocratas, mais ela se fortalecia. É uma espécie de autoprofecia que se cumpre. "Se as lojas maçônicas eram apontadas pelos inimigos como o lugar em que revoluções eram planejadas, então era lá que os jovens revolucionários queriam estar", afirma Jasper Ridley.
A Revolução Francesa, por exemplo, fez da visão de mundo maçônica (liberdade para adorar qualquer deus, igualdade entre nobres e plebeus e fraternidade entre os membros do mesmo grupo) o mote do novo país que pretendia construir. E transformou uma música originalmente composta e cantada na loja maçônica de Marselha, em hino nacional – rebatizado de La Marseillaise, "A Marselhesa". Segundo Ridley, porém, são exageradas as afirmações de que a maçonaria liderou a revolução. Marat, ideólogo de uma das alas mais radicais da revolução, e La Fayette, o militar aristocrata que aderiu ao movimento popular, eram maçons. Mas Danton e Robespierre, os 2 mais importantes líderes da França após a revolução, não.



Mais ativa foi a influência na independência americana. Pelo menos 9 das 55 assinaturas da Declaração de Independência vinham da maçonaria, assim como um terço dos 39 homens que aprovaram a primeira Constituição do país. Benjamin Franklin, um dos principais articuladores da independência, era maçom até o último fio dos poucos (mas longos) cabelos que tinha. E George Washington, líder dos rebelados, teria aparecido de avental maçônico na cerimônia de lançamento da pedra fundamental da cidade que leva o seu nome. Hoje, há quem afirme que durante sua construção a capital americana foi recheada de símbolos maçônicos (veja quadro na página 52) e, no mercado editorial, especula-se que a arquitetura da cidade será o ponto de partida para o próximo livro de Dan "O Código da Vinci" Brown. Talvez o autor também dê nova explicação para as imagens que decoram a cédula de 1 dólar, como o olho que tudo vê e a pirâmide luminosa, que parecem inspiradas na maçonaria – uma ligação que nunca foi admitida pelos desenhistas da nota.



Ventos maçônicos também foram sentidos na América do Sul. Na loja Lautaro, que tinha braços espalhados pelo continente (o nome é homenagem ao índio que liderou uma revolta contra os espanhóis no século 16), costumavam se reunir Simón Bolívar, José de San Martín e Bernardo O’Higgins, todos líderes da independência no continente. No Brasil, eram integrantes, entre outros, José Bonifácio de Andrada e Silva, o barão do Rio Branco e o príncipe regente – e depois imperador – Pedro I. Apelidado de Guatimozim, nome do último chefe asteca, D. Pedro teve ascensão meteórica na fraternidade. Foi iniciado em 2 de agosto de 1822 e promovido a mestre 3 dias depois. Menos de 2 meses mais tarde, já era grão-mestre da ordem no Brasil, cargo máximo que poderia atingir. Na mesma velocidade, passaram-se apenas 17 dias até que, já imperador, ele proibisse as atividades maçônicas no Brasil.



"A maçonaria é uma fraternidade e durante as sessões todos se tratam por irmãos e são iguais. Quando percebeu que nesse círculo ele poder ter seu poder questionado e não seria apenas ‘o imperador’, D. Pedro deixou a ordem e proibiu seus trabalhos", diz o historiador Marco Morel, da Uerj.



Nada que tenha afastado os "irmãos" das atividades políticas. Pior para os sucessores de Guatimozim: legalizada em 1831, grande parte da maçonaria se aliou ao movimento abolicionista, anticlerical e mais tarde republicano para forçar a queda da monarquia no Brasil. Apesar de existirem muitos maçons monarquistas e escravocratas, a luta contra o poder da Igreja colocou a organização na linha de frente da defesa de um estado laico, como o estabelecido em 1891 pela primeira Constituição republicana. Para os adversários, foi a comprovação do caráter conspirador da ordem. Os maçons diziam agir dentro de sua filosofia: lutavam por um país mais racional, e com ordem, que só assim chegaria ao progresso.


Os segredos
E o segredo, você deve estar perguntando. Qual é o grande segredo da maçonaria, aquele que aguçou séculos de curiosidade? "O segredo consiste de rituais e códigos. São apenas algumas palavras", diz Andrew Prescott, da Universidade de Sheffield. O negócio é que os maçons cultivam com cuidado o silêncio. Quem já viu um texto maçônico sabe disso. As frases tem abreviações aparentemente indecifráveis. Mas a coisa até que é simples. Algumas palavras são reduzidas a sílabas e acrescidas dos 3 pontos em forma de delta – o mesmo símbolo que aparece ao lado da assinatura de um maçom. Loj é Loja; Ir é irmão, como os maçons se referem uns aos outros; Prof é profano, ou seja, quem não é da maçonaria. Há palavras reduzidas às iniciais e duplicadas em caso de plural. VVig quer dizer vigilantes; AApr , aprendizes. G A D U é o Grande Arquiteto do Universo. Também é comum ver inscrições que devem ser lidas da direita para a esquerda, numa referência ao alfabeto hebraico. MOCAM, por exemplo, quer dizer "maçom".



Existem ainda toques e sinais para quem é da maçonaria. E esses são os mais secretos. No aperto de mãos, por exemplo, maçons se reconheceriam ao encostar o indicador no punho de quem está sendo cumprimentado. Outro sinal para identificação fora dos templos seria passar a mão pelo cabelo, virando-a durante o movimento. E como durante as cerimônias os maçons devem estar sempre eretos, uma maneira de se comunicar em lugares públicos é endireitar a coluna e colocar os pés em forma de esquadro. O abraço maçônico, presente em vários rituais, consiste em colocar um braço por cima e outro por baixo, em "X", bater 3 vezes nas costas e trocar de posição outras 3 vezes.
Outra corrente de pesquisadores afirma que o segredo maçônico é uma coisa íntima, que nasce no fundo do coração de cada maçom. Afinal, se para os que estão do lado de fora a maçonaria é uma organização com forte inclinação para a política, para os que estão do lado de dentro tão ou mais importante é o conhecimento intelectual. "O segredo é uma espécie de viagem espiritual que o iniciado faz e que dificilmente poderia exprimir-se com palavras. É algo que o maçom guarda para si. Quanto mais velho, mais volumoso é o seu segredo, composto dos resquícios de suas experiências de vida", diz Jesus Hortal, reitor da PUC-RJ, em seu livro Maçonaria e Igreja.
Tantas hipóteses para explicar qual seria o mistério maçônico fez surgir até o grupo dos céticos. Gente como o filósofo John Locke, que sugeriu que o grande segredo guardado pela maçonaria é que não existe segredo nenhum. O que, cá entre nós, seria uma revelação de proporções nada desprezíveis. "Mesmo que a inexistência de algum segredo seja o grande segredo maçônico, não é uma pequena proeza manter isso em segredo", afirmou Locke.

A maçonaria manda no mundo?
Andrew Prescott e Jasper Ridley integram o time de historiadores que defendem a tese de que a influência da maçonaria nos rumos da história foi superestimada ao longo dos tempos. Do outro lado, a lista dos que apontaram o dedo para a maçonaria é grande. Inclui praticamente todos os papas que passaram pelo Vaticano nos últimos 300 anos; o general Franco, ditador da Espanha, escreveu um livro sob o pseudônimo de J. Boor em que acusava os maçons de serem responsáveis pela decadência da sociedade espanhola;



e Adolf Hitler, que promoveu exposições de "arte antimaçônica" e afirmou que a ordem secreta sucumbira aos interesses judaicos – a fonte da acusação pode estar nos Protocolos dos Sábios de Sião, livro sagrado do anti-semitismo no século 20, que usou documentos falsos para "comprovar" a existência de uma conspiração judaica e afirmar que a maçonaria era um dos instrumentos à disposição dos judeus.
Desde a virada do século 20, no entanto, é proibido em sessões maçônicas falar de política e religião (futebol vale). Como a maçonaria não tem um corpo único – cada país é autônomo e existem diversas dissidências – a decisão não vale para todas as pessoas que se dizem maçons. Mas, na prática, a mudança deixou os encontros maçônicos bem menos agitados do que nos tempos em que reunia revolucionários como Simón Bolívar. Coincidência ou não, desde a proibição as histórias (e os boatos) envolvendo a maçonaria rarearam – a última vez que alguém lembrou de citar a ordem como possível culpada em algum grande mistério foi na morte de João Paulo 1o, em 1978, que supostamente teria descoberto ramificações da fraternidade dentro do Vaticano e por isso acabou assassinado após 33 dias de pontificado. Em outros tempos, certamente alguém afirmaria que eventos como a Guerra do Iraque, os atentados em Londres ou a convulsão do Ronaldinho às vésperas da final da Copa da França haviam sido tramados pela maçonaria. Seria esse ocasião da ordem na lista de grandes conspiradores mundiais um sinal de que a poderosa organização secreta está perdendo a força? Muitos estudiosos acreditam que sim. "Atualmente, a maçonaria mais parece uma tentativa por parte de homens bem-intencionados, na maioria brancos e velhos, de entender o sentido da vida", afirma o historiador americano H. Paul Jeffers, autor de Freemasons ("Maçons", sem versão brasileira).
O que não quer dizer que seus integrantes tenham se afastado do poder. Muitos maçons brasileiros adoram listar pessoas importantes que integram a ordem. São empresários, policiais de alta patente, políticos, juízes. Todos unidos pelo compromisso de ajuda mútua – irmão que é irmão nunca deixa outro na mão. Atualmente, por exemplo, circula entre os maçons paulistas a história de um julgamento recente, parte de um escândalo nacional, que caminhava para a condenação do réu e mudou de rumo após telefonemas entre altos membros do tribunal. Advogados, juízes e o acusado eram iniciados da ordem.
Casos assim são freqüentemente ouvidos, ainda que na maioria das vezes em tom de boato. E preocupam muita gente. Por mais que os integrantes da maçonaria sejam gente da mais fina estirpe e dotados das melhores intenções, será que têm condições de abandonar os valores e pactos da fraternidade na hora de exercer cargos na sociedade pública? Entre os que acham que não estão os líderes da campanha britânica, encampada por setores do Partido Trabalhista, para que todos os maçons sejam obrigados a se revelar como tal – e eventualmente proibidos de trabalhar na polícia e na Justiça. Assim, evitariam ter a chance de auxiliar amigos em situação delicada. "Os críticos fazem acusações como se integrar a maçonaria fosse muito diferente de ser sócio de um clube de golfe", diz Andrew Prescott, da Universidade de Sheffield, para quem a campanha é um exagero. Pode até ser. Mas será que há mesmo um clube de golfe metido em tantas histórias, revoluções e rituais misteriosos? Se existir, vive em segredo.

Para quem adora escrever sobre os cavaleiros templários, teorias da conspiração e Vaticano, a maçonaria é um prato cheio. Não chega a ser surpresa, portanto, que o escritor Dan Brown tenha prometido voltar os olhos para a organização secreta em seu próximo livro. O autor de O Código da Vinci afirmou que a obra deve se chamar The Solomon Key ("A Chave de Salomão") e ter a ação em solo americano. O ponto de partida para o professor Robert Langdon, especula-se, seria Washington e sua arquitetura supostamente repleta de símbolos maçônicos. Veja abaixo por onde a trama de Brown pode passar.




Washington Family Portrait
O quadro de Edward Savage (abaixo) mostra 3 integrantes da família Washington reunidos ao redor de um mapa da cidade. Todos apontam para o plano, formando com os dedos uma misteriosa área triangular. No canto da imagem, o neto de Washington segura um compasso – símbolo maçônico – sobre o globo terrestre. Dá até para imaginar Langdon observando o quadro, exposto na National Gallery of Art.

Monumento a Washington
A idéia original era colocar aqui os restos mortais de George Washington, mas a família do ex-presidente vetou o plano. A pedra fundamental do monumento foi lançada pelo grão-mestre da maçonaria na cidade, em 1848. A história do obelisco está, indiretamente, ligada ao Vaticano: uma pedra de mármore foi doada pelo papa Pio 9o para sua construção. Mas o bloco foi roubado e sua localização até hoje é desconhecida.

Avenida Pennsylvania
Alguns especialistas afirmam existir um alinhamento da avenida, no trecho entre a Casa Branca e o Capitólio, com a estrela Sirius, que é associada à deusa Ísis, do Egito antigo. Pode estar aí um dos elementos do sagrado feminino de que Brown tanto falou em O Código da Vinci.


Compasso entre Capitólio, Casa Branca e Memorial a Jefferson
Muita gente vê no mapa da cidade um compasso com a cabeça no Capitólio e cada uma das pernas na direção da Casa Branca e do Memorial a Jefferson. "É possível aplicar esse desenho triangular a qualquer mapa e fazê-lo funcionar. O que não quer dizer que ele estava previsto no plano original da cidade", diz Paul Dolinsky, chefe do órgão do governo americano responsável pelo patrimônio arquitetônico do país.

Amadeus Mozart
O compositor era bastante ativo numa das lojas de Viena. Compôs pelo menos 8 canções para a ordem e colocou tantos símbolos maçônicos em A Flauta Mágicaque a ópera chegou a ser descrita como um "livreto de propaganda pró-maçonaria".

Jânio Quadros
É o único presidente na história do Brasil comprovadamente maçom – apesar deFHC também ser freqüentemente apontado como membro da ordem. Fotos do maçom Jânio decoram a ante-sala do grão-mestre da principal loja de SP.

Simón Bolívar
Ícone da independência sul-americana, o venezuelano freqüentava a loja maçônica Lautaro, conhecida pelo discurso antiespanhol. Revolucionários como San Martín e Bernardo O’Higgins também participavam das sessões .

Harry Truman
Antes de ocupar a Presidência americana durante a 2º Guerra Mundial e autorizar o lançamento das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, foi grão-mestre da maçonaria no Missouri, seu estado natal.

D. Pedro I
O imperador teve uma relação de amor e ódio com a maçonaria. Sua passagem pela ordem durou 3 meses. Tempo suficiente para ele ser iniciado, ascender a grão-mestre e então proibir todas as atividades maçônicas no Brasil.

Benjamin Franklin
Cientista e ativista político americano, usou seus contatos nas maçonarias da França e da Inglaterra para conseguir apoio à causa da independência dos EUA, da qual foi um dos principais líderes.


1. De peito aberto
Com os olhos vendados o iniciado é levado ao templo por um maçom que vai acompanhá-lo durante toda a cerimônia. Ele deverá ter nus a perna direita, até a altura do joelho, e também o lado esquerdo do peito – a origem desse costume seria uma tentativa de se certificar que não se trata de uma mulher.

2. 360o
Antes de começar a iniciação, o candidato é girado em torno de si para perder o senso de direção. A seguir, começa a cumprir as provas que representam a passagem por fogo, água, ar e terra. Numa delas, ouve espadas tinindo ao redor do templo.

3. Montanha-russa
O iniciado encontra obstáculos: uma gangorra onde sobe sem saber que está prestes a cair. Ou uma almofada de pregos em que é convidado a descansar – os metais serão retirados poucos antes de ele sentar. A idéia é testar sua confiança. Depois, é levado para uma pia, onde se purifica lavando as mãos, e é incensado 3 vezes.

4. Batismo de sangue
O iniciando se compromete ao sacrifício pela pátria, pela humanidade e pela ordem. O venerável mestre então manda imprimir em seu peito uma marca que o tornará reconhecível para todos os maçons – na verdade, aproxima da pele um pedaço de ferro aquecido que transmite a sensação de calor.

5. Sim ou não
Após se comprometer a guardar em segredo tudo que escutar e a fazer caridade, o iniciado deixa o templo para os maçons decidirem se o aceitarão. Em caso positivo, o rito segue. Com um compasso numa mão e a outra sobre a Bíblia, o iniciado faz um juramento. O mestre diz: "De hoje em diante,estais ligado para sempre à nossa ordem".

6. Faz-se a luz
Mais uma vez o iniciado sai da sala. Quando volta, encontra o templo às escuras e todas as espadas apontadas para ele. Só um sustinho. As luzes são acesas e, com uma espada sobre a cabeça, o iniciado recebe o avental de aprendiz e ouve a revelação dos segredos como toques, palavras e sinais. Está para sempre na maçonaria.



COMPASSO
O instrumento que desenha círculos perfeitos significa a busca pela perfeição. É o símbolo do raciocínio maçônico.

ESQUADRO
Seu ângulo reto mostra como o homem deve levar uma vida honesta. Ao lado do compasso, representa a união de idéias e ações.

AVENTAL
Lembra que todo homem nasceu para o trabalho e que um maçom deve trabalhar insistentemente para a descoberta da verdade e melhora da humanidade.

TRÊS PONTOS
Tem várias interpretações reconhecidas. Lembra o místico delta, faz referência ao tripé liberdade, igualdade e fraternidade e às qualidades indispensáveis ao maçom: amor, vontade e inteligência.

COLUNAS
Um templo deve ter 12, para lembrar os 12 signos do zodíaco.

Templários
A ordem com sede no templo de Jerusalém foi criada após a Primeira Cruzada para proteger peregrinos. Vitaminada por doações de nobres, ganhou poder a ponto de incomodar o rei da França e o papa. Juntos, eles tramaram para mandar os templários para as fogueiras da Inquisição.



Iluminati
Fundada em 1776, pretendia se infiltrar nos governos para controlar decisões nacionais. A ambição gerou perseguição feroz e em menos de 10 anos a sociedade estava praticamente exterminada.

Rosacruz
A ordem que prega a tolerância religiosa fez muito sucesso com os intelectuais do século 17. Seus rituais e sinais secretos têm seguidores até hoje.

Skull and Bones
Para muitos, é a mais poderosa sociedade secreta atual. Aceita apenas alunos da Universidade Yale, uma das mais elitizadas dos EUA. Entre seus integrantes estão George W. Bush, seu adversário nas últimas eleições John Kerry, ministros da Suprema Corte ealguns dos mais influentes empresários do país.

A Maçonaria - Ralph Beck, Planeta, 2005
Freemasons - H. Paul Jeffers, EUA, 2005
Maçonaria e Igreja Católica - Benimeli, Caprile e Alberton, Paulus, 2003
The Freemasons - Jasper Ridley, EUA, 2001
A Ação Secreta da Maçonaria na Política Mundial - José Castellani, Landmark, 2001

www.gob.org.br - Site do Grande Oriente do Brasil
Blog Widget by LinkWithin

55 comentários:

  1. Acho que a Revista Superinteressante pertence aos Teólogos e Escartologistas ATERRORIZANTES. KKKKK.
    Esses Pastores de Gabinete que vivem fazendo Missões Turísticas, que certamente não tem tempo para orar, acham que Deus encerrou em seus punhos a Verdade Absoluta e quem não lê pela sua Cartilha é esfolado vivo! Tenham vergonha e reparem os escândalos que estão criando manchando a Imagem dos verdadeiros Evangelicos Brasileiros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria que você assistisse a palestra de um médico e ex-maçom de grau 33, pesquisando YOUTUBE: Dr Abimael - O servo de Jesus e a maçonaria 1/11 (....2/11...até 11/11); em seguida, Dr Abimael - A nova ordem mundial 1/8 (..até 8/8). Esse VALOROSO homem chegou ao grau 33 e estudou 27 anos para DESVENDAR os segredos da maçonaria (ele cita trechos da literatura maçônica dos principais líderes e escritores maçons), que segundo ele, ESTAVA SENDO ENGANADO pela ORDEM MAÇÔNICA, mesmo tendo chegado ao grau 33, e que Albert Pike (papa da maçonaria), diz no livro MORAL'S AND DOGMA, que 95% dos maçons são enganados. (Não será o seu caso???). Você ainda pode pesquisar no google por outros depoimentos de ex-maçons de altos graus: 1) Pr Dr Cláudio Antonio Guerra; 2) Maçonaria duas organizações: Uma visível e outra invisível; 3) Porque eu deixei a maçonaria; 4) Vergonha de ser maçom; 5) Assassinato de William Morgam; 6) Lista de pastores maçons confirmada no Brasil; 7) Stéfani Saad; 8) As 5 metas dos Iluminatis; 9) Dr Pedroza - As 5 metas dos Iluminatis; 10) A maçonaria e o homossexualismo; 11) Maçonaria x caso pia; VISITE o SITE: www.SIMCEROS.org
      Todas as matérias são produzidas por EX-MAÇOM de Altos Graus, portanto, acho que você deveria PESQUISAR essas matérias e não ficar atrelado AS FALSAS EXPLICAÇÕES ensinadas na sua Loja. Por favor só comente após LER TODAS AS MATÉRIAS. Acho que vc vai gostar, assim como eu, que também estava sendo enganado. A PALESTRA do Dr Abimael é UMA LIÇÃO DE VIDA para todos, inclusive para os NOSSOS LÍDERES POLÍTICOS, AUTORIDADES POLICIAIS E JUDICIÁRIAS e uma ALERTA PARA A POPULAÇÃO EM GERAL, pois o livro: Maçonaria, o engano Fatal, traz na sua pagina 165, que O MAÇOM É PROTEGIDO, mesmo quando comete CRIMES, e que o JUIZ maçom pode até dar uma sentença FALSA para protegê-lo. ISSO É UMA VERGONHA NACIONAL e DEVE SER DIVULGADA A TODOS OS CIDADÃOS, pois contraria o artigo 37 da Constituição Federal que exige IMPARCIALIDADE, IMPESSOALIDADE, PROBIDADE, LEGALIDADE e o dever de eficiência.
      DIVULGUEM A TODOS OS SEUS CONTATOS - ESPALHEM!!!! Se até os maçons são enganados, imaginem os não maçons!!!! A MAÇONARIA é uma AMEAÇA ao Estado Democrático de Direito, pois tem a força de um Estado com, Tribunais próprios, Ministério Público próprio,etc

      Excluir
    2. OS VÍNCULOS ENTRE RITUAIS SATÂNICOS, O GAYZISMO E A PEDOFILIA
      http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com/2013/09/os-vinculos-entre-rituais-satanicos-o.html

      Excluir
  2. Lamentamos que tais escândalos são reais e angustiantes para nós. Contudo, não abandonaremos nossos Pastores. Mesmo sabendo que alguns atualmente, estão generalizando e chamando de ESCARTOLOGISTAS ATERRORIZANTES, a todos que falam qualquer coisa sobre a NOVA ORDEM MUNDIAL. É igualmente triste saber que alguns irmãos com isso, estão se amedrontando e mudando até o seu Blog. Satanaz está conseguindo o que queria. Suspeitei sempre do Rúbens quando o ví começar a divulgar tal conteúdo. Mas, generalizar seu devio de conduta não é Ético nem Cristão. Muito menos negar informações que a própria imprensa mundial confirma como verdadeiras, como é o caso do Conselho Europeu que condenou a campanha da vacina H1N1, e coisas afins. Abramos os olhos.
    28 de junho de 2010 17:42

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria que você assistisse a palestra de um médico e ex-maçom de grau 33, pesquisando YOUTUBE: Dr Abimael - O servo de Jesus e a maçonaria 1/11 (....2/11...até 11/11); em seguida, Dr Abimael - A nova ordem mundial 1/8 (..até 8/8). Esse VALOROSO homem chegou ao grau 33 e estudou 27 anos para DESVENDAR os segredos da maçonaria (ele cita trechos da literatura maçônica dos principais líderes e escritores maçons), que segundo ele, ESTAVA SENDO ENGANADO pela ORDEM MAÇÔNICA, mesmo tendo chegado ao grau 33, e que Albert Pike (papa da maçonaria), diz no livro MORAL'S AND DOGMA, que 95% dos maçons são enganados. (Não será o seu caso???). Você ainda pode pesquisar no google por outros depoimentos de ex-maçons de altos graus: 1) Pr Dr Cláudio Antonio Guerra; 2) Maçonaria duas organizações: Uma visível e outra invisível; 3) Porque eu deixei a maçonaria; 4) Vergonha de ser maçom; 5) Assassinato de William Morgam; 6) Lista de pastores maçons confirmada no Brasil; 7) Stéfani Saad; 8) As 5 metas dos Iluminatis; 9) Dr Pedroza - As 5 metas dos Iluminatis; 10) A maçonaria e o homossexualismo; 11) Maçonaria x caso pia; VISITE o SITE: www.SIMCEROS.org
      Todas as matérias são produzidas por EX-MAÇOM de Altos Graus, portanto, acho que você deveria PESQUISAR essas matérias e não ficar atrelado AS FALSAS EXPLICAÇÕES ensinadas na sua Loja. Por favor só comente após LER TODAS AS MATÉRIAS. Acho que vc vai gostar, assim como eu, que também estava sendo enganado. A PALESTRA do Dr Abimael é UMA LIÇÃO DE VIDA para todos, inclusive para os NOSSOS LÍDERES POLÍTICOS, AUTORIDADES POLICIAIS E JUDICIÁRIAS e uma ALERTA PARA A POPULAÇÃO EM GERAL, pois o livro: Maçonaria, o engano Fatal, traz na sua pagina 165, que O MAÇOM É PROTEGIDO, mesmo quando comete CRIMES, e que o JUIZ maçom pode até dar uma sentença FALSA para protegê-lo. ISSO É UMA VERGONHA NACIONAL e DEVE SER DIVULGADA A TODOS OS CIDADÃOS, pois contraria o artigo 37 da Constituição Federal que exige IMPARCIALIDADE, IMPESSOALIDADE, PROBIDADE, LEGALIDADE e o dever de eficiência.
      DIVULGUEM A TODOS OS SEUS CONTATOS - ESPALHEM!!!! Se até os maçons são enganados, imaginem os não maçons!!!! A MAÇONARIA é uma AMEAÇA ao Estado Democrático de Direito, pois tem a força de um Estado com, Tribunais próprios, Ministério Público próprio,etc

      Excluir
  3. Creio que o referido irmão anônimo quis referir-se aos atuais escândalos com os dirigentes da Assembléia de Deus, igreja na qual nasci e me criei, correto? Bem, vamos orar e esperar que não passem de acusações infundadas e caso seja verdadeiras, que sejam punidos na forma da Lei os implicados. Espero que o precioso Pr. Silas Malafaia volte à CGADB, pois seu valor é inestimável para nós, especialmente os que combatem a HETEROFOBIA.

    ResponderExcluir
  4. Sacanagem colocar Lula como maçon é o cumulo do absurdo... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também concordo, A final Ali Foi meramente uma coincidência, e o dedo indicador dele no punho do cumprimentado na primeira foto esta errado!

      Excluir
    2. Gostaria que você assistisse a palestra de um médico e ex-maçom de grau 33, pesquisando YOUTUBE: Dr Abimael - O servo de Jesus e a maçonaria 1/11 (....2/11...até 11/11); em seguida, Dr Abimael - A nova ordem mundial 1/8 (..até 8/8). Esse VALOROSO homem chegou ao grau 33 e estudou 27 anos para DESVENDAR os segredos da maçonaria (ele cita trechos da literatura maçônica dos principais líderes e escritores maçons), que segundo ele, ESTAVA SENDO ENGANDO pela ORDEM MAÇÔNICA, mesmo tendo chegado ao grau 33, e que Albert Pike (papa da maçonaria), diz no livro MORAL'S AND DOGMA, que 95% dos maçons são enganados. (Não será o seu caso???). Você ainda pode pesquisar no google por outros depoimentos de ex-maçons de altos graus: 1) Pr Dr Cláudio Antonio Guerra; 2) Maçonaria duas organizações: Uma visível e outra invisível; 3) Porque eu deixei a maçonaria; 4) Vergonha de ser maçom; 5) Assassinato de William Morgam; 6) Lista de pastores maçons confirmada no Brasil; 7) Stéfani Saad; 8) As 5 metas dos Iluminatis; 9) Dr Pedroza - As 5 metas dos Iluminatis; 10) A maçonaria e o homossexulaismo; 11) Maçonaria x caso pia; VISITE o SITE: www.SIMCEROS.org
      Todas as matérias são produzidas por EX-MAÇOM de Altos Graus, portanto, acho que você deveria PESQUISAR essas matérias e não ficar atrelado AS FALSAS EXPLICAÇÕES ensinadas na sua Loja. Por favor só comente após LER TODAS AS MATÉRIAS. Acho que vc vai gostar, assim como eu, que também estava sendo enganado. A PALESTRA do Dr Abimael é UMA LIÇÃO DE VIDA para todos, inclusive para os NOSSOS LÍDERES POLÍTICOS, AUTORIDADES POLICIAIS E JUDICIÁRIAS e uma ALERTA PARA A POPULAÇÃO EM GERAL, pois o livro: Maçonaria, o engano Fatal, traz na sua pagina 165, que O MAÇOM É PROTEGIDO, mesmo quando comete CRIMES, e que o JUIZ maçom pode até dar uma sentença FALSA para protegê-lo. ISSO É UMA VERGONHA NACIONAL e DEVE SER DIVULGADA A TODOS OS CIDADÃOS, pois contraria o artigo 37 da Constituição Federal que exige IMPARCIALIDADE, IMPESSOALIDADE, PROBIDADE, LEGALIDADE e o dever de eficiência.
      DIVULGUEM A TODOS OS SEUS CONTATOS - ESPALHEM!!!! Se até os maçons são engandos, imaginem os não maçons!!!! A MAÇONARIA é uma AMEAÇA ao EStado Democrático de Direito, pois tem a força de um Estado com, Tribunais próprios, Ministério Público próprio,etc

      Excluir
    3. com certeza o lula jamais seria aceito em tal irmandade,já que não tem características para tal.

      Excluir
  5. quem editor isso ai e preciso um estudo antropologico mais a fundo para si faser esses tipos encinuações cem pe nen cabeça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pra comentar, é preciso pelomenos ter feito o ensino fundamental pra escrever sem erros absurdos de português.

      Excluir
    2. anônimo,desculpa afranquenza,mas você e semi analfabeto!(13/12/2012)

      Excluir
    3. Gostaria que você assistisse a palestra de um médico e ex-maçom de grau 33, pesquisando YOUTUBE: Dr Abimael - O servo de Jesus e a maçonaria 1/11 (....2/11...até 11/11); em seguida, Dr Abimael - A nova ordem mundial 1/8 (..até 8/8). Esse VALOROSO homem chegou ao grau 33 e estudou 27 anos para DESVENDAR os segredos da maçonaria (ele cita trechos da literatura maçônica dos principais líderes e escritores maçons), que segundo ele, ESTAVA SENDO ENGANADO pela ORDEM MAÇÔNICA, mesmo tendo chegado ao grau 33, e que Albert Pike (papa da maçonaria), diz no livro MORAL'S AND DOGMA, que 95% dos maçons são enganados. (Não será o seu caso???). Você ainda pode pesquisar no google por outros depoimentos de ex-maçons de altos graus: 1) Pr Dr Cláudio Antonio Guerra; 2) Maçonaria duas organizações: Uma visível e outra invisível; 3) Porque eu deixei a maçonaria; 4) Vergonha de ser maçom; 5) Assassinato de William Morgam; 6) Lista de pastores maçons confirmada no Brasil; 7) Stéfani Saad; 8) As 5 metas dos Iluminatis; 9) Dr Pedroza - As 5 metas dos Iluminatis; 10) A maçonaria e o homossexualismo; 11) Maçonaria x caso pia; VISITE o SITE: www.SIMCEROS.org
      Todas as matérias são produzidas por EX-MAÇOM de Altos Graus, portanto, acho que você deveria PESQUISAR essas matérias e não ficar atrelado AS FALSAS EXPLICAÇÕES ensinadas na sua Loja. Por favor só comente após LER TODAS AS MATÉRIAS. Acho que vc vai gostar, assim como eu, que também estava sendo enganado. A PALESTRA do Dr Abimael é UMA LIÇÃO DE VIDA para todos, inclusive para os NOSSOS LÍDERES POLÍTICOS, AUTORIDADES POLICIAIS E JUDICIÁRIAS e uma ALERTA PARA A POPULAÇÃO EM GERAL, pois o livro: Maçonaria, o engano Fatal, traz na sua pagina 165, que O MAÇOM É PROTEGIDO, mesmo quando comete CRIMES, e que o JUIZ maçom pode até dar uma sentença FALSA para protegê-lo. ISSO É UMA VERGONHA NACIONAL e DEVE SER DIVULGADA A TODOS OS CIDADÃOS, pois contraria o artigo 37 da Constituição Federal que exige IMPARCIALIDADE, IMPESSOALIDADE, PROBIDADE, LEGALIDADE e o dever de eficiência.
      DIVULGUEM A TODOS OS SEUS CONTATOS - ESPALHEM!!!! Se até os maçons são enganados, imaginem os não maçons!!!! A MAÇONARIA é uma AMEAÇA ao Estado Democrático de Direito, pois tem a força de um Estado com, Tribunais próprios, Ministério Público próprio,etc

      Excluir
    4. CARO COMPANHEIRO, ESPERO QUE VOCE SAIBA O TERMO: ''MANIPULAÇAO DE INFORMAÇAO'', POIS ACREDITAR EM TUDO O QUE HÁ NA INTERNET E AINDA SEM NENHUM ESTUDO A CERCA DO ASSUNTO DIZER QUE ACREDITA MAIS NO QUE ESSES PASTORES QUE SE INTITULAM EX-MAÇONS DIZEM. Procure LER LIVROS SOBRE O ASSUNTO Á ACREDITAR EM TUDO QUE FALAM.

      Excluir
    5. Anônimo 13 de dezembro. Não deixe que alguns erros ortográficos o obstem de expressar vossas opiniões. Mesmo por que muitos Anônimos, quando estão com os amiguinhos, são os primeiros a lhes perdoar desvios da norma padrão, à qual insistem em chamar de "norma culta". E veja como são as coisas, são os primeiros a tirar o Márcio Bagno do bolso; mas quando é para cercearem a expressão do outro, são, também, os primeiros a atirarem a gramática com crueldade.
      Anônimo 13 de dezembro, como diz a jaculatória "O tempo urge", que o pobre diz "O tempo ruge". E como chegamos aqui? Através de bobagens coladas e copiadas de outras bobagens. E o principal, poucos realmente sabem. O segredo único da Lei. Qual Lei?Como, quando?O que dizem os deuses? Ignoram, o preceito primeiro do nome de seu próprio deus, em seu próprio Evangelho. Imprimem mapas significativos de estruturas secretas, mas não os conseguem interpretar. Anonimamente publicam ódio contra outros seres humanos, tendo por embasamento único a orientação sexual, etnia, ou religião. Consideram o seu Jesus, mas fazem vista grossa ao nome do pai de Jesus e a todos os principais ensinamentos de Jesus. Quando perguntou Moisés a Deus, na montanha, qual o Teu nome? Que disse Deus? E quando perguntaram a Cristo, qual o teu nome, que disse Cristo? E as pirâmides em alinhamento com as estrelas, que te dizem? E no tempo que não havia o Sol, mas outras galáxias, de que arte se ocupava teu espírito eterno? As lojas maçônicas, o pastor ignorante, o bispo ladrão, os símbolos no dinheiro, as conspirações e a macumba.Assim passam-se os dias. Olhais para todos os lados, menos para dentro de ti.

      Excluir
  6. ACHO QUE ESTA PUBLICAÇÃO É MAIS UMA TENTATIVA DE COMENTAR O INVIAVELMENTE COMENTÁVEL, POR TOTAL FALTA DE CONHECIMENTOS, ESTUDOS, INCOMPETÊNCIA INTELECTUAL. ESTE TIPO DE MANIFESTAÇÃO CONTINUARÁ POR MUITO TEMPO AINDA, COMENTAR O DESCONHECIDO É POBREZA DE ESPIRITO E DE CONHECIMENTOS.
    CÁ PRA NÓS... LULA CITADO COMO MAÇOM??? QUE TAMANHA IGNORÂNCIA. REALMENTE, ESTÃO PRECISANDO ESTUDAR MUITO MAIS DO QUE IMAGINAVA. CONHECIMENTO GERAL E CALDO DE GALINHA NUNCA MATOU NINGUÉM.
    ZÉ NETTO/UBERABA-MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria que você assistisse a palestra de um médico e ex-maçom de grau 33, pesquisando YOUTUBE: Dr Abimael - O servo de Jesus e a maçonaria 1/11 (....2/11...até 11/11); em seguida, Dr Abimael - A nova ordem mundial 1/8 (..até 8/8). Esse VALOROSO homem chegou ao grau 33 e estudou 27 anos para DESVENDAR os segredos da maçonaria (ele cita trechos da literatura maçônica dos principais líderes e escritores maçons), que segundo ele, ESTAVA SENDO ENGANDO pela ORDEM MAÇÔNICA, mesmo tendo chegado ao grau 33, e que Albert Pike (papa da maçonaria), diz no livro MORAL'S AND DOGMA, que 95% dos maçons são enganados. (Não será o seu caso???). Você ainda pode pesquisar no google por outros depoimentos de ex-maçons de altos graus: 1) Pr Dr Cláudio Antonio Guerra; 2) Maçonaria duas organizações: Uma visível e outra invisível; 3) Porque eu deixei a maçonaria; 4) Vergonha de ser maçom; 5) Assassinato de William Morgam; 6) Lista de pastores maçons confirmada no Brasil; 7) Stéfani Saad; 8) As 5 metas dos Iluminatis; 9) Dr Pedroza - As 5 metas dos Iluminatis; 10) A maçonaria e o homossexulaismo; 11) Maçonaria x caso pia; VISITE o SITE: www.SIMCEROS.org
      Todas as matérias são produzidas por EX-MAÇOM de Altos Graus, portanto, acho que você deveria PESQUISAR essas matérias e não ficar atrelado AS FALSAS EXPLICAÇÕES ensinadas na sua Loja. Por favor só comente após LER TODAS AS MATÉRIAS. Acho que vc vai gostar, assim como eu, que também estava sendo enganado. A PALESTRA do Dr Abimael é UMA LIÇÃO DE VIDA para todos, inclusive para os NOSSOS LÍDERES POLÍTICOS, AUTORIDADES POLICIAIS E JUDICIÁRIAS e uma ALERTA PARA A POPULAÇÃO EM GERAL, pois o livro: Maçonaria, o engano Fatal, traz na sua pagina 165, que O MAÇOM É PROTEGIDO, mesmo quando comete CRIMES, e que o JUIZ maçom pode até dar uma sentença FALSA para protegê-lo. ISSO É UMA VERGONHA NACIONAL e DEVE SER DIVULGADA A TODOS OS CIDADÃOS, pois contraria o artigo 37 da Constituição Federal que exige IMPARCIALIDADE, IMPESSOALIDADE, PROBIDADE, LEGALIDADE e o dever de eficiência.
      DIVULGUEM A TODOS OS SEUS CONTATOS - ESPALHEM!!!! Se até os maçons são engandos, imaginem os não maçons!!!! A MAÇONARIA é uma AMEAÇA ao EStado Democrático de Direito, pois tem a força de um Estado com, Tribunais próprios, Ministério Público próprio,etc

      Excluir
  7. A perna que estão dizendo que tem que ser descoberta até o joelho ..é a perna direita ..mais na foto está a esquerda ..valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria que você assistisse a palestra de um médico e ex-maçom de grau 33, pesquisando YOUTUBE: Dr Abimael - O servo de Jesus e a maçonaria 1/11 (....2/11...até 11/11); em seguida, Dr Abimael - A nova ordem mundial 1/8 (..até 8/8). Esse VALOROSO homem chegou ao grau 33 e estudou 27 anos para DESVENDAR os segredos da maçonaria (ele cita trechos da literatura maçônica dos principais líderes e escritores maçons), que segundo ele, ESTAVA SENDO ENGANADO pela ORDEM MAÇÔNICA, mesmo tendo chegado ao grau 33, e que Albert Pike (papa da maçonaria), diz no livro MORAL'S AND DOGMA, que 95% dos maçons são enganados. (Não será o seu caso???). Você ainda pode pesquisar no google por outros depoimentos de ex-maçons de altos graus: 1) Pr Dr Cláudio Antonio Guerra; 2) Maçonaria duas organizações: Uma visível e outra invisível; 3) Porque eu deixei a maçonaria; 4) Vergonha de ser maçom; 5) Assassinato de William Morgam; 6) Lista de pastores maçons confirmada no Brasil; 7) Stéfani Saad; 8) As 5 metas dos Iluminatis; 9) Dr Pedroza - As 5 metas dos Iluminatis; 10) A maçonaria e o homossexualismo; 11) Maçonaria x caso pia; VISITE o SITE: www.SIMCEROS.org
      Todas as matérias são produzidas por EX-MAÇOM de Altos Graus, portanto, acho que você deveria PESQUISAR essas matérias e não ficar atrelado AS FALSAS EXPLICAÇÕES ensinadas na sua Loja. Por favor só comente após LER TODAS AS MATÉRIAS. Acho que vc vai gostar, assim como eu, que também estava sendo enganado. A PALESTRA do Dr Abimael é UMA LIÇÃO DE VIDA para todos, inclusive para os NOSSOS LÍDERES POLÍTICOS, AUTORIDADES POLICIAIS E JUDICIÁRIAS e uma ALERTA PARA A POPULAÇÃO EM GERAL, pois o livro: Maçonaria, o engano Fatal, traz na sua pagina 165, que O MAÇOM É PROTEGIDO, mesmo quando comete CRIMES, e que o JUIZ maçom pode até dar uma sentença FALSA para protegê-lo. ISSO É UMA VERGONHA NACIONAL e DEVE SER DIVULGADA A TODOS OS CIDADÃOS, pois contraria o artigo 37 da Constituição Federal que exige IMPARCIALIDADE, IMPESSOALIDADE, PROBIDADE, LEGALIDADE e o dever de eficiência.
      DIVULGUEM A TODOS OS SEUS CONTATOS - ESPALHEM!!!! Se até os maçons são enganados, imaginem os não maçons!!!! A MAÇONARIA é uma AMEAÇA ao Estado Democrático de Direito, pois tem a força de um Estado com, Tribunais próprios, Ministério Público próprio,etc

      Excluir
  8. Como Maçom, eu acho ótimo saber que uma instituição que foi fundada em 1717 (maçonaria especulativa), na Inglaterra, a qual me orgulho de pertencer, ainda seja estudada, pesquisada, observada, amada e odiada. Aceita por alguns líderes religios e, intempestivamente rejeitada por outros, que afirmam que os maçons adoram Lúcifer com o nome de Baphomet. Mais importante ainda, é que apesar de tantas perseguições e especulações, a Maçonaria continua fazendo seu trabalho, em silêncio. Não se defende, nem tem interesse em tal. Que falem o que quiserem. Digam o que quiserem. Só um Maçom regular sabe verdadeiramene os segredos da Ordem. E só o maçom regular é reconhecido por outro por uma simples palavra, renovada a cada seis meses e, que é transmitida em cadeia de união. Agora, se a Maçonaria fosse secreta, ninguém saberia que ela existe. Cada Loja Maçônica tem CNPJ, endereço físico, prédio próprio com o nome da Loja pre todo mundo ver. Sociedade Secreta é aquela que a gente não sabe que existe. Podemos dizer que, a Maçonaria é um sociedade com segredos, no máximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu já entrei em uma loja maçônica e que nela continha baphomet e varias outras coisas de adoração ao diabo não vem com esse papo furado.

      Excluir
    2. concordo contigo Rogério Costa e digo mais, a maçonaria ajuda muito mais a sociedade e em silencio, do que muitos que falam muito e nao fazem nada.

      Excluir
    3. Gostaria que você assistisse a palestra de um médico e ex-maçom de grau 33, pesquisando YOUTUBE: Dr Abimael - O servo de Jesus e a maçonaria 1/11 (....2/11...até 11/11); em seguida, Dr Abimael - A nova ordem mundial 1/8 (..até 8/8). Esse VALOROSO homem chegou ao grau 33 e estudou 27 anos para DESVENDAR os segredos da maçonaria (ele cita trechos da literatura maçônica dos principais líderes e escritores maçons), que segundo ele, ESTAVA SENDO ENGANADO pela ORDEM MAÇÔNICA, mesmo tendo chegado ao grau 33, e que Albert Pike (papa da maçonaria), diz no livro MORAL'S AND DOGMA, que 95% dos maçons são enganados. (Não será o seu caso???). Você ainda pode pesquisar no google por outros depoimentos de ex-maçons de altos graus: 1) Pr Dr Cláudio Antonio Guerra; 2) Maçonaria duas organizações: Uma visível e outra invisível; 3) Porque eu deixei a maçonaria; 4) Vergonha de ser maçom; 5) Assassinato de William Morgam; 6) Lista de pastores maçons confirmada no Brasil; 7) Stéfani Saad; 8) As 5 metas dos Iluminatis; 9) Dr Pedroza - As 5 metas dos Iluminatis; 10) A maçonaria e o homossexualismo; 11) Maçonaria x caso pia; VISITE o SITE: www.SIMCEROS.org
      Todas as matérias são produzidas por EX-MAÇOM de Altos Graus, portanto, acho que você deveria PESQUISAR essas matérias e não ficar atrelado AS FALSAS EXPLICAÇÕES ensinadas na sua Loja. Por favor só comente após LER TODAS AS MATÉRIAS. Acho que vc vai gostar, assim como eu, que também estava sendo enganado. A PALESTRA do Dr Abimael é UMA LIÇÃO DE VIDA para todos, inclusive para os NOSSOS LÍDERES POLÍTICOS, AUTORIDADES POLICIAIS E JUDICIÁRIAS e uma ALERTA PARA A POPULAÇÃO EM GERAL, pois o livro: Maçonaria, o engano Fatal, traz na sua pagina 165, que O MAÇOM É PROTEGIDO, mesmo quando comete CRIMES, e que o JUIZ maçom pode até dar uma sentença FALSA para protegê-lo. ISSO É UMA VERGONHA NACIONAL e DEVE SER DIVULGADA A TODOS OS CIDADÃOS, pois contraria o artigo 37 da Constituição Federal que exige IMPARCIALIDADE, IMPESSOALIDADE, PROBIDADE, LEGALIDADE e o dever de eficiência.
      DIVULGUEM A TODOS OS SEUS CONTATOS - ESPALHEM!!!! Se até os maçons são enganados, imaginem os não maçons!!!! A MAÇONARIA é uma AMEAÇA ao Estado Democrático de Direito, pois tem a força de um Estado com, Tribunais próprios, Ministério Público próprio,etc

      Excluir
    4. PENSO QUE É A LIBERDADE DE ESCOLHA E DE OPINIÃO NÃO É MESMO!? PERTENCER A OUTRA RELIGIÃO, DOUTRINA OU FILOSOFIA CAUSA ESSE ALVOROÇO NOS EVANGELICOS, PRINCIPALMENTE ÁQUELES QUE VÃO AOS CULTOS PARA REPARAR NA VIDA ALHEIA.JESUS NÃO VEIO DETERMINAR QUE DEVERIAMOS SEGUIR ESSA OU AQUELA RELIGIÃO, DOUTRINA OU FILOSOFIA, DISSE-NOS AMAI-VOS UNS AOS OUTROS. JÁ OUVIMOS EVANGÉLICOS DIZENDO QUE ESTA OU AQUELA PERSONALIDADE FEZ PACTO COM O DIABO, QUE TAL PESSOA NÃO É DE DEUS, AFFF. E FALAR DA VIDA ALHEIA É DE DEUS? AFIRMAR QUE ALGUEM TEM PACTO COM O DIABO É DE DEUS? FAÇAM ME UM FAVOR, NÃO SOU MAÇONICA, NEM CATÓLICA, MUITO MENOS EVANGÉLICA, SOU DE DEUS, VÃO CUIDAR DE FAZER CARIDADE, AMAR AO PRÓXIMO...ABRAÇOS FRATERNO JOSIANE FARIA

      Excluir
    5. Boa Noite. Paz e bem.
      Concordo com que voce falou, devemos nos preocupar com o maior ensinamento de Jesus: amar o Próximo.
      O segredo não deveria incomodar as pessoas, ninguém tem nada ha ver com o que acontece em particular com as outros. O que deve nos preocupar são os fatos explícitos, agravantes de desrespeito ao ser humano, maus tratos, as crianças, mulheres, mendigos etc. Não importa quem faz pacto ou não. O importante é que devemos amar uns aos outros, não importa a religião. quem julga é Deus. Ele tudo vê abaixo do sol. Quem não tem pecados atira a primeira pedra. Como disse Jesus. Vamos unir para crescer espiritualmente, tirar o povo da miséria do abandono, fome, relento, das ruas. O verdadeiro cristão que segue os passos de Jesus não Julga, nem reprova atitude dos outros. Quem está convertido vive uma vida nova. Nosso Senhor, e misericordioso, há de julgar, e concerteza perdoar aqueles que se arrependeram.
      Sou Cristã Católica Apostólica Romana. Alegrei-me no Senhor em poder escrever para uma pessoa com esclarecimento em Jesus, sem criticar os outros. Deus te abençoe. Amém

      Excluir
    6. A maçonaria faz tanto bem sociedade que a fome e discriminaçao é o flagelo de todo governante maçon

      Excluir
  9. Como Maçom, acredito ser um absurdo que ainda tenhamos em nosso tempo pessoas que prestam-se a este tipo de eventos e outros,, tais como inventarem e propagarem estas acima e tantas outras mais... Outro cúmulo do absurdo,, meus amigos,,, quem falou à vcs que Lula, é maçom ?? pelo amor de Deus, voltem aos seus afazeres diários os quais vc domina, se é que oo possuem ao invés de ficarem inventando ''ESTÓRIAS'', sim isso memo com "E", pois de tudo o que se diz aí, a menrira prevalece, e caso vocês saibam bem como a própria sabe,,, Na Bíblia, está bem claro,, e a única coisa a qual Deus atribui ao diabo é a mentira, coisas que os senhores estão a fazer..Por favor chega, páremos com este conto de fadas,, e em relação ao que alguns possam entender que alguns Maçons estejam a passar nosso "TAL SEGREDO", como em algum ponto vcs colocaram,, são os mesmo que não são dignos de pertencerem a nossa Augusta e Súblime Ordem, sendo portanto,,excluidos de nossas fileiras antes de entrarem.. Um gde abraço a todos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria que você assistisse a palestra de um médico e ex-maçom de grau 33, pesquisando YOUTUBE: Dr Abimael - O servo de Jesus e a maçonaria 1/11 (....2/11...até 11/11); em seguida, Dr Abimael - A nova ordem mundial 1/8 (..até 8/8). Esse VALOROSO homem chegou ao grau 33 e estudou 27 anos para DESVENDAR os segredos da maçonaria (ele cita trechos da literatura maçônica dos principais líderes e escritores maçons), que segundo ele, ESTAVA SENDO ENGANADO pela ORDEM MAÇÔNICA, mesmo tendo chegado ao grau 33, e que Albert Pike (papa da maçonaria), diz no livro MORAL'S AND DOGMA, que 95% dos maçons são enganados. (Não será o seu caso???). Você ainda pode pesquisar no google por outros depoimentos de ex-maçons de altos graus: 1) Pr Dr Cláudio Antonio Guerra; 2) Maçonaria duas organizações: Uma visível e outra invisível; 3) Porque eu deixei a maçonaria; 4) Vergonha de ser maçom; 5) Assassinato de William Morgam; 6) Lista de pastores maçons confirmada no Brasil; 7) Stéfani Saad; 8) As 5 metas dos Iluminatis; 9) Dr Pedroza - As 5 metas dos Iluminatis; 10) A maçonaria e o homossexualismo; 11) Maçonaria x caso pia; VISITE o SITE: www.SIMCEROS.org
      Todas as matérias são produzidas por EX-MAÇOM de Altos Graus, portanto, acho que você deveria PESQUISAR essas matérias e não ficar atrelado AS FALSAS EXPLICAÇÕES ensinadas na sua Loja. Por favor só comente após LER TODAS AS MATÉRIAS. Acho que vc vai gostar, assim como eu, que também estava sendo enganado. A PALESTRA do Dr Abimael é UMA LIÇÃO DE VIDA para todos, inclusive para os NOSSOS LÍDERES POLÍTICOS, AUTORIDADES POLICIAIS E JUDICIÁRIAS e uma ALERTA PARA A POPULAÇÃO EM GERAL, pois o livro: Maçonaria, o engano Fatal, traz na sua pagina 165, que O MAÇOM É PROTEGIDO, mesmo quando comete CRIMES, e que o JUIZ maçom pode até dar uma sentença FALSA para protegê-lo. ISSO É UMA VERGONHA NACIONAL e DEVE SER DIVULGADA A TODOS OS CIDADÃOS, pois contraria o artigo 37 da Constituição Federal que exige IMPARCIALIDADE, IMPESSOALIDADE, PROBIDADE, LEGALIDADE e o dever de eficiência.
      DIVULGUEM A TODOS OS SEUS CONTATOS - ESPALHEM!!!! Se até os maçons são enganados, imaginem os não maçons!!!! A MAÇONARIA é uma AMEAÇA ao Estado Democrático de Direito, pois tem a força de um Estado com, Tribunais próprios, Ministério Público próprio,etc

      Excluir
  10. É preciso entender que nem todas as pessoas estão preparadas para ouvir algums temas filosóficos e verdades espirituais. Transmitir essas filosofias a todos é simplismente inócuo. Ninguem a ouviria (mesmo disponíveis como estão hoje em dia). Vejam, por exemplo, o caso da internet onde milhares de pessoas creem e acreditam que os boatos virtuais sejam verdades (senso comum). A Maçonaria é uma sociedade iniciática porque poucas são as pessoas que tem perfil para escutar os seus ensinamentos filosóficos, assim como poucos (e infelizmente cada vez menos) são ordenados e recebem os exelentes ensinamentos a padres da Igreja Católica, a Rabinos Judeus, a Monges budistas, a iniciados de diversas outras filosofias. Os misterios do Espírito e da razão humana só são compreendidos por aqueles que tem vontade e capacidade de ouvi-los (que desejam e se preparam)e não aos curiosos.
    A Verdade é que inexistem segredos pois a informação é natural e esta contida na propria condição humana e sua interação com a natureza. Para entende-la é necessário preparação e estudo. É o estudo e dedicação que faz o bom Maçon, o bom Bispo/padre, o bom pastor evangélico, o bom Rabino, o bom Monge, o bom filósofo e etc... Os curiosos e pessoas que não conseguem se dedicar a entender é que se satisfazem com artigos como o acima.
    Não vejam isso como uma critica negativa ao artigo. Na minha opinião, para uma pessoa leiga, o assunto fui muito bem tratado, e foi bem estudado e redigido, mais mesmo assim contem erros de senso comum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lógico pois o texto acima nao fala nada de importante, ou que venha a expor algun segredo da ordem, apenas fala do senso comum ou aquilo que a ordem não se importa que saibam ou que ja é de dominio das pessoas comuns.

      Excluir
    2. Gostaria que você assistisse a palestra de um médico e ex-maçom de grau 33, pesquisando YOUTUBE: Dr Abimael - O servo de Jesus e a maçonaria 1/11 (....2/11...até 11/11); em seguida, Dr Abimael - A nova ordem mundial 1/8 (..até 8/8). Esse VALOROSO homem chegou ao grau 33 e estudou 27 anos para DESVENDAR os segredos da maçonaria (ele cita trechos da literatura maçônica dos principais líderes e escritores maçons), que segundo ele, ESTAVA SENDO ENGANADO pela ORDEM MAÇÔNICA, mesmo tendo chegado ao grau 33, e que Albert Pike (papa da maçonaria), diz no livro MORAL'S AND DOGMA, que 95% dos maçons são enganados. (Não será o seu caso???). Você ainda pode pesquisar no google por outros depoimentos de ex-maçons de altos graus: 1) Pr Dr Cláudio Antonio Guerra; 2) Maçonaria duas organizações: Uma visível e outra invisível; 3) Porque eu deixei a maçonaria; 4) Vergonha de ser maçom; 5) Assassinato de William Morgam; 6) Lista de pastores maçons confirmada no Brasil; 7) Stéfani Saad; 8) As 5 metas dos Iluminatis; 9) Dr Pedroza - As 5 metas dos Iluminatis; 10) A maçonaria e o homossexualismo; 11) Maçonaria x caso pia; VISITE o SITE: www.SIMCEROS.org
      Todas as matérias são produzidas por EX-MAÇOM de Altos Graus, portanto, acho que você deveria PESQUISAR essas matérias e não ficar atrelado AS FALSAS EXPLICAÇÕES ensinadas na sua Loja. Por favor só comente após LER TODAS AS MATÉRIAS. Acho que vc vai gostar, assim como eu, que também estava sendo enganado. A PALESTRA do Dr Abimael é UMA LIÇÃO DE VIDA para todos, inclusive para os NOSSOS LÍDERES POLÍTICOS, AUTORIDADES POLICIAIS E JUDICIÁRIAS e uma ALERTA PARA A POPULAÇÃO EM GERAL, pois o livro: Maçonaria, o engano Fatal, traz na sua pagina 165, que O MAÇOM É PROTEGIDO, mesmo quando comete CRIMES, e que o JUIZ maçom pode até dar uma sentença FALSA para protegê-lo. ISSO É UMA VERGONHA NACIONAL e DEVE SER DIVULGADA A TODOS OS CIDADÃOS, pois contraria o artigo 37 da Constituição Federal que exige IMPARCIALIDADE, IMPESSOALIDADE, PROBIDADE, LEGALIDADE e o dever de eficiência.
      DIVULGUEM A TODOS OS SEUS CONTATOS - ESPALHEM!!!! Se até os maçons são enganados, imaginem os não maçons!!!! A MAÇONARIA é uma AMEAÇA ao Estado Democrático de Direito, pois tem a força de um Estado com, Tribunais próprios, Ministério Público próprio,etc

      Excluir
  11. acho que tudo e verdade benhur ramos rosario do sul interresante demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria que você assistisse a palestra de um médico e ex-maçom de grau 33, pesquisando YOUTUBE: Dr Abimael - O servo de Jesus e a maçonaria 1/11 (....2/11...até 11/11); em seguida, Dr Abimael - A nova ordem mundial 1/8 (..até 8/8). Esse VALOROSO homem chegou ao grau 33 e estudou 27 anos para DESVENDAR os segredos da maçonaria (ele cita trechos da literatura maçônica dos principais líderes e escritores maçons), que segundo ele, ESTAVA SENDO ENGANADO pela ORDEM MAÇÔNICA, mesmo tendo chegado ao grau 33, e que Albert Pike (papa da maçonaria), diz no livro MORAL'S AND DOGMA, que 95% dos maçons são enganados. (Não será o seu caso???). Você ainda pode pesquisar no google por outros depoimentos de ex-maçons de altos graus: 1) Pr Dr Cláudio Antonio Guerra; 2) Maçonaria duas organizações: Uma visível e outra invisível; 3) Porque eu deixei a maçonaria; 4) Vergonha de ser maçom; 5) Assassinato de William Morgam; 6) Lista de pastores maçons confirmada no Brasil; 7) Stéfani Saad; 8) As 5 metas dos Iluminatis; 9) Dr Pedroza - As 5 metas dos Iluminatis; 10) A maçonaria e o homossexualismo; 11) Maçonaria x caso pia; VISITE o SITE: www.SIMCEROS.org
      Todas as matérias são produzidas por EX-MAÇOM de Altos Graus, portanto, acho que você deveria PESQUISAR essas matérias e não ficar atrelado AS FALSAS EXPLICAÇÕES ensinadas na sua Loja. Por favor só comente após LER TODAS AS MATÉRIAS. Acho que vc vai gostar, assim como eu, que também estava sendo enganado. A PALESTRA do Dr Abimael é UMA LIÇÃO DE VIDA para todos, inclusive para os NOSSOS LÍDERES POLÍTICOS, AUTORIDADES POLICIAIS E JUDICIÁRIAS e uma ALERTA PARA A POPULAÇÃO EM GERAL, pois o livro: Maçonaria, o engano Fatal, traz na sua pagina 165, que O MAÇOM É PROTEGIDO, mesmo quando comete CRIMES, e que o JUIZ maçom pode até dar uma sentença FALSA para protegê-lo. ISSO É UMA VERGONHA NACIONAL e DEVE SER DIVULGADA A TODOS OS CIDADÃOS, pois contraria o artigo 37 da Constituição Federal que exige IMPARCIALIDADE, IMPESSOALIDADE, PROBIDADE, LEGALIDADE e o dever de eficiência.
      DIVULGUEM A TODOS OS SEUS CONTATOS - ESPALHEM!!!! Se até os maçons são enganados, imaginem os não maçons!!!! A MAÇONARIA é uma AMEAÇA ao Estado Democrático de Direito, pois tem a força de um Estado com, Tribunais próprios, Ministério Público próprio,etc

      Excluir
  12. o que são os cavaleiros templários???? o que o ex-presidente Lula tem haver com a maçonaria? quem foi Parkington Lane segundo o filme A Lenda do Tesouro Perdido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lula, graças a Deus, não tem nada haver com a Maçonaria, pois se tivesse, eu sairia.

      Excluir
    2. Sim, De Fato Lula não pertence a Nossa Irmandade, Ele Talvez pode pertencer a uma Ordem que ``se paga para ser um membro, dessa maneira para satisfazer o égo´´ não a nossa,que é uma Irmandade séria.aquelas fotos dando o aperto de mãos entre maçons, foi somente uma coincidência.

      Excluir
  13. jose serafim barbosa reis2 de maio de 2013 23:03

    Na verdade religião sempre foi mantida pela força de exercito lendo a bíblia há sempre a figura de um oficial do templo capitão da guarda.
    Malaquias 2:7 o sacerdote é o mensageiro do Senhor dos exércitos.
    Isaías 6:3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória.
    SALMOS 24:10 Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. (Selá.)
    Deuteronômio 29:10 Vós todos estais hoje perante o Senhor vosso Deus: os vossos oficiais;
    Gálatas 2 :21 logo Cristo morreu em vão.
    Atos 25:19 um tal Jesus defunto, que Paulo afirmava estar vivo.
    Apocalipse 19:10 o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.
    Jeremias 4: 31 os profetas profetizam falsamente.
    Isaías 44 :11 Eis que todos os seus seguidores ficarão confundidos;
    Jeremias 8:10 desde o profeta até o sacerdote, cada qual usa de falsidade.
    I Corintios 15:24 Então virá o fim quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder.
    Finalizando a bíblia é uma covardia dos reis da Europa.
    A igreja católica é a própria maçonaria (Ordem de Malta) a bíblia é católica apostólica romana e não existe bíblia cristã os pastores são todos falsos profetas o que eles querem é acabar com o estado e formarem reinos sacerdotais e não vai demorar muito, pois igrejas são isentas de impostos e eles colocam as empresas como patrimônio das igrejas e sonegam impostos e os tolos pagam dizimo e impostos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria que você assistisse a palestra de um médico e ex-maçom de grau 33, pesquisando YOUTUBE: Dr Abimael - O servo de Jesus e a maçonaria 1/11 (....2/11...até 11/11); em seguida, Dr Abimael - A nova ordem mundial 1/8 (..até 8/8). Esse VALOROSO homem chegou ao grau 33 e estudou 27 anos para DESVENDAR os segredos da maçonaria (ele cita trechos da literatura maçônica dos principais líderes e escritores maçons), que segundo ele, ESTAVA SENDO ENGANADO pela ORDEM MAÇÔNICA, mesmo tendo chegado ao grau 33, e que Albert Pike (papa da maçonaria), diz no livro MORAL'S AND DOGMA, que 95% dos maçons são enganados. (Não será o seu caso???). Você ainda pode pesquisar no google por outros depoimentos de ex-maçons de altos graus: 1) Pr Dr Cláudio Antonio Guerra; 2) Maçonaria duas organizações: Uma visível e outra invisível; 3) Porque eu deixei a maçonaria; 4) Vergonha de ser maçom; 5) Assassinato de William Morgam; 6) Lista de pastores maçons confirmada no Brasil; 7) Stéfani Saad; 8) As 5 metas dos Iluminatis; 9) Dr Pedroza - As 5 metas dos Iluminatis; 10) A maçonaria e o homossexualismo; 11) Maçonaria x caso pia; VISITE o SITE: www.SIMCEROS.org
      Todas as matérias são produzidas por EX-MAÇOM de Altos Graus, portanto, acho que você deveria PESQUISAR essas matérias e não ficar atrelado AS FALSAS EXPLICAÇÕES ensinadas na sua Loja. Por favor só comente após LER TODAS AS MATÉRIAS. Acho que vc vai gostar, assim como eu, que também estava sendo enganado. A PALESTRA do Dr Abimael é UMA LIÇÃO DE VIDA para todos, inclusive para os NOSSOS LÍDERES POLÍTICOS, AUTORIDADES POLICIAIS E JUDICIÁRIAS e uma ALERTA PARA A POPULAÇÃO EM GERAL, pois o livro: Maçonaria, o engano Fatal, traz na sua pagina 165, que O MAÇOM É PROTEGIDO, mesmo quando comete CRIMES, e que o JUIZ maçom pode até dar uma sentença FALSA para protegê-lo. ISSO É UMA VERGONHA NACIONAL e DEVE SER DIVULGADA A TODOS OS CIDADÃOS, pois contraria o artigo 37 da Constituição Federal que exige IMPARCIALIDADE, IMPESSOALIDADE, PROBIDADE, LEGALIDADE e o dever de eficiência.
      DIVULGUEM A TODOS OS SEUS CONTATOS - ESPALHEM!!!! Se até os maçons são enganados, imaginem os não maçons!!!! A MAÇONARIA é uma AMEAÇA ao Estado Democrático de Direito, pois tem a força de um Estado com, Tribunais próprios, Ministério Público próprio,etc

      Excluir
  14. E o por quê das mulheres não poder participar da maçonaria nao foi esclarecida =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PesQuise google: A MAÇONARIA E O HOSSEXUALISMO; MAÇOANRIA X CASO PIA; MAÇONARIA X PEDOFILIA que você vai entender.
      Gostaria que você assistisse a palestra de um médico e ex-maçom de grau 33, pesquisando YOUTUBE: Dr Abimael - O servo de Jesus e a maçonaria 1/11 (....2/11...até 11/11); em seguida, Dr Abimael - A nova ordem mundial 1/8 (..até 8/8). Esse VALOROSO homem chegou ao grau 33 e estudou 27 anos para DESVENDAR os segredos da maçonaria (ele cita trechos da literatura maçônica dos principais líderes e escritores maçons), que segundo ele, ESTAVA SENDO ENGANADO pela ORDEM MAÇÔNICA, mesmo tendo chegado ao grau 33, e que Albert Pike (papa da maçonaria), diz no livro MORAL'S AND DOGMA, que 95% dos maçons são enganados. (Não será o seu caso???). Você ainda pode pesquisar no google por outros depoimentos de ex-maçons de altos graus: 1) Pr Dr Cláudio Antonio Guerra; 2) Maçonaria duas organizações: Uma visível e outra invisível; 3) Porque eu deixei a maçonaria; 4) Vergonha de ser maçom; 5) Assassinato de William Morgam; 6) Lista de pastores maçons confirmada no Brasil; 7) Stéfani Saad; 8) As 5 metas dos Iluminatis; 9) Dr Pedroza - As 5 metas dos Iluminatis; 10) A maçonaria e o homossexualismo; 11) Maçonaria x caso pia; VISITE o SITE: www.SIMCEROS.org
      Todas as matérias são produzidas por EX-MAÇOM de Altos Graus, portanto, acho que você deveria PESQUISAR essas matérias e não ficar atrelado AS FALSAS EXPLICAÇÕES ensinadas na sua Loja. Por favor só comente após LER TODAS AS MATÉRIAS. Acho que vc vai gostar, assim como eu, que também estava sendo enganado. A PALESTRA do Dr Abimael é UMA LIÇÃO DE VIDA para todos, inclusive para os NOSSOS LÍDERES POLÍTICOS, AUTORIDADES POLICIAIS E JUDICIÁRIAS e uma ALERTA PARA A POPULAÇÃO EM GERAL, pois o livro: Maçonaria, o engano Fatal, traz na sua pagina 165, que O MAÇOM É PROTEGIDO, mesmo quando comete CRIMES, e que o JUIZ maçom pode até dar uma sentença FALSA para protegê-lo. ISSO É UMA VERGONHA NACIONAL e DEVE SER DIVULGADA A TODOS OS CIDADÃOS, pois contraria o artigo 37 da Constituição Federal que exige IMPARCIALIDADE, IMPESSOALIDADE, PROBIDADE, LEGALIDADE e o dever de eficiência.
      DIVULGUEM A TODOS OS SEUS CONTATOS - ESPALHEM!!!! Se até os maçons são enganados, imaginem os não maçons!!!! A MAÇONARIA é uma AMEAÇA ao Estado Democrático de Direito, pois tem a força de um Estado com, Tribunais próprios, Ministério Público próprio,etc

      Excluir
  15. 95% das pessoas que falam que a maçonaria e do diabo nunca se quer estudou pesquisou ou se quer já frequentou uma loja maçónica, és que chamo de ignorante, nunca fale de algo cujo não tem argumentos suficiente para provar.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria que você assistisse a palestra de um médico e ex-maçom de grau 33, pesquisando YOUTUBE: Dr Abimael - O servo de Jesus e a maçonaria 1/11 (....2/11...até 11/11); em seguida, Dr Abimael - A nova ordem mundial 1/8 (..até 8/8). Esse VALOROSO homem chegou ao grau 33 e estudou 27 anos para DESVENDAR os segredos da maçonaria (ele cita trechos da literatura maçônica dos principais líderes e escritores maçons), que segundo ele, ESTAVA SENDO ENGANADO pela ORDEM MAÇÔNICA, mesmo tendo chegado ao grau 33, e que Albert Pike (papa da maçonaria), diz no livro MORAL'S AND DOGMA, que 95% dos maçons são enganados. (Não será o seu caso???). Você ainda pode pesquisar no google por outros depoimentos de ex-maçons de altos graus: 1) Pr Dr Cláudio Antonio Guerra; 2) Maçonaria duas organizações: Uma visível e outra invisível; 3) Porque eu deixei a maçonaria; 4) Vergonha de ser maçom; 5) Assassinato de William Morgam; 6) Lista de pastores maçons confirmada no Brasil; 7) Stéfani Saad; 8) As 5 metas dos Iluminatis; 9) Dr Pedroza - As 5 metas dos Iluminatis; 10) A maçonaria e o homossexualismo; 11) Maçonaria x caso pia; VISITE o SITE: www.SIMCEROS.org
      Todas as matérias são produzidas por EX-MAÇOM de Altos Graus, portanto, acho que você deveria PESQUISAR essas matérias e não ficar atrelado AS FALSAS EXPLICAÇÕES ensinadas na sua Loja. Por favor só comente após LER TODAS AS MATÉRIAS. Acho que vc vai gostar, assim como eu, que também estava sendo enganado. A PALESTRA do Dr Abimael é UMA LIÇÃO DE VIDA para todos, inclusive para os NOSSOS LÍDERES POLÍTICOS, AUTORIDADES POLICIAIS E JUDICIÁRIAS e uma ALERTA PARA A POPULAÇÃO EM GERAL, pois o livro: Maçonaria, o engano Fatal, traz na sua pagina 165, que O MAÇOM É PROTEGIDO, mesmo quando comete CRIMES, e que o JUIZ maçom pode até dar uma sentença FALSA para protegê-lo. ISSO É UMA VERGONHA NACIONAL e DEVE SER DIVULGADA A TODOS OS CIDADÃOS, pois contraria o artigo 37 da Constituição Federal que exige IMPARCIALIDADE, IMPESSOALIDADE, PROBIDADE, LEGALIDADE e o dever de eficiência.
      DIVULGUEM A TODOS OS SEUS CONTATOS - ESPALHEM!!!! Se até os maçons são enganados, imaginem os não maçons!!!! A MAÇONARIA é uma AMEAÇA ao Estado Democrático de Direito, pois tem a força de um Estado com, Tribunais próprios, Ministério Público próprio,etc

      Excluir
  16. "Anônimo20 de maio de 2013 20:40 disse:
    eu já entrei em uma loja maçônica e que nela continha baphomet e varias outras coisas de adoração ao diabo não vem com esse papo furado"..
    ahahah, a imagem do bode representa exatamente..um bode!!. Fala sério, diabo?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CARA SABE POR QUE ELES ADORAM TANTO A ESTRELA??? POR QUE ELA E A CHAVE DO RETORNO DE CRISTO,ATÉ AGORA NÃO NOTOU NADA DE ESPECIAL OCULTO NESSA MAREÁ.

      Excluir
    2. O que eu acho mais interessante e a coragem de determinadas pessoas inventerem mentiras sem fundamento o templo Maçonico e um ambiente sagrado e ilustrado pos Simbolos que bem interpretado nos transmite grandes encinamentos e filosofia de vida, este cidadão deve ter entrado no quarto de sua mãe e deperado com proprio Pai com um par de chifres na cabeça e pensou que estava num templo sagrado da Maçonaria. Vai te catar Palhaço.

      Excluir
  17. Gostaria que você assistisse a palestra de um médico e ex-maçom de grau 33, pesquisando YOUTUBE: Dr Abimael - O servo de Jesus e a maçonaria 1/11 (....2/11...até 11/11); em seguida, Dr Abimael - A nova ordem mundial 1/8 (..até 8/8). Esse VALOROSO homem chegou ao grau 33 e estudou 27 anos para DESVENDAR os segredos da maçonaria (ele cita trechos da literatura maçônica dos principais líderes e escritores maçons), que segundo ele, ESTAVA SENDO ENGANADO pela ORDEM MAÇÔNICA, mesmo tendo chegado ao grau 33, e que Albert Pike (papa da maçonaria), diz no livro MORAL'S AND DOGMA, que 95% dos maçons são enganados. (Não será o seu caso???). Você ainda pode pesquisar no google por outros depoimentos de ex-maçons de altos graus: 1) Pr Dr Cláudio Antonio Guerra; 2) Maçonaria duas organizações: Uma visível e outra invisível; 3) Porque eu deixei a maçonaria; 4) Vergonha de ser maçom; 5) Assassinato de William Morgam; 6) Lista de pastores maçons confirmada no Brasil; 7) Stéfani Saad; 8) As 5 metas dos Iluminatis; 9) Dr Pedroza - As 5 metas dos Iluminatis; 10) A maçonaria e o homossexualismo; 11) Maçonaria x caso pia; VISITE o SITE: www.SIMCEROS.org
    Todas as matérias são produzidas por EX-MAÇOM de Altos Graus, portanto, acho que você deveria PESQUISAR essas matérias e não ficar atrelado AS FALSAS EXPLICAÇÕES ensinadas na sua Loja. Por favor só comente após LER TODAS AS MATÉRIAS. Acho que vc vai gostar, assim como eu, que também estava sendo enganado. A PALESTRA do Dr Abimael é UMA LIÇÃO DE VIDA para todos, inclusive para os NOSSOS LÍDERES POLÍTICOS, AUTORIDADES POLICIAIS E JUDICIÁRIAS e uma ALERTA PARA A POPULAÇÃO EM GERAL, pois o livro: Maçonaria, o engano Fatal, traz na sua pagina 165, que O MAÇOM É PROTEGIDO, mesmo quando comete CRIMES, e que o JUIZ maçom pode até dar uma sentença FALSA para protegê-lo. ISSO É UMA VERGONHA NACIONAL e DEVE SER DIVULGADA A TODOS OS CIDADÃOS, pois contraria o artigo 37 da Constituição Federal que exige IMPARCIALIDADE, IMPESSOALIDADE, PROBIDADE, LEGALIDADE e o dever de eficiência.
    DIVULGUEM A TODOS OS SEUS CONTATOS - ESPALHEM!!!! Se até os maçons são enganados, imaginem os não maçons!!!! A MAÇONARIA é uma AMEAÇA ao Estado Democrático de Direito, pois tem a força de um Estado com, Tribunais próprios, Ministério Público próprio,etc

    ResponderExcluir
  18. isso existe muitas verdades e mentiras,para analisa-las não depende só de sabedoria, mais sim de dedicação e expresso nas palavras ditas repetidas, para se chegar há algum ponto desejado, ( DTO) meu:
    {{ SE TENS DUVIDAS, NÃO ESPERES QUE VENHAM DE TERCEIROS A SUA RESPOSTA ,FRACO E AQUELE QUE SE VIVE DAS PALAVRAS PRONTAS}} (J.V.S)

    ResponderExcluir
  19. jose serafim barbosa reis10 de novembro de 2013 19:42

    Na verdade a maçonaria é formada por dois reinos chamados reino unido, católicos e protestantes para dominar o mundo a maçonaria católica chama ordem de malta e a protestante é formada pela grande loja da Inglaterra estas duas ordens são soberanas acima de todas as ordens e todas ao comando de príncipes que são na verdade ditos religiosos a bíblia é uma obra de filosofia todos os padres são filósofos e filosofo nenhum tem fé,pois o principio da filosofia é a duvida os padres usam a fé para enganar eles são oficiais de exércitos e a arte da guerra é enganar o inimigo “Sun Tzu”.
    Na duvida, baixe a pirâmide maçônica e estude cada ordem e veras que são todas formadas pelo reino católico no final maçonaria por ser secreta pode ser enquadrada como crime, pois no estado democrático de direito tudo tem que ser publico e transparente, mais a maçonaria é formada por autoridades superiores, logo o crime é promovido por aqueles que deveriam combatê-lo.
    Na verdade as nossas autoridades infelizmente foram corrompidas tudo por que os filósofos acham que tudo encerra com a morte, logo sobrevive quem estiver mais bem capacitado (lei da mais valia) sobrevive os mais fortes e o rei da selva é o leão símbolo do império romano que simboliza o imposto de renda,mais eles são insetos de tributos são religiosos fraudulentos.

    ResponderExcluir
  20. PEAODOURADO@HOTMAIL.COM11 de novembro de 2013 04:49

    SE TENS DUVIDAS?PEÇA SABEDORIA A DEUS QUE NÃO VAI TE DEXAR DUVIDAS VAI TE ENSINAR O CAMINHO.RELIGIÃO NÃO SALVA! SÓ TE DEIXA NA DUVIDA.A MINHA É CERTA,A DELE NÃO SEGUE O CAMINHO DE JEUS,A MINHA NÃO USA CALÇA A MINHA NÃO PEDE DINHEIRO ETC.POR TANTO QUAL É A CERTA? DIGO: JESUS CRISTO É O CAMINHO ENTÃO PEGUE A SUA CRUZ E O SIGA.

    ResponderExcluir
  21. Caros não sou especialista em maçonaria. Mas ultimamente tem me chamado a curiosidade. Sobre o tal Jebulon alguém sabe se é de fato adorado pelos maçons. Também tenho um amigo maçom e ele me disse que parte deles quando atingem um certo grau não acreditam que Jesus é Deus.

    ResponderExcluir
  22. Honra ao Grande Criador Do Universo!

    ResponderExcluir
  23. É como o anônimo aí de cima falou: São proferidas sentenças falsas para proteger seus "irmãos" de seita. Não só isso, existe uma vergonhosa manipulação no mundo de tudo que possa imaginar referente às nossas vidas, negócio, política. Decidem para eles, para interesse deles, para proveito deles... não conto mentira, mais tarde editarei um livro que provará tudo que lhes digo. O mais macabro é saber que são criadas desgraças no mundo para se ter lucro, são manipulados alimentos e bebidas, e remédios para lucrar com o sofrimento humano, a dor, as doenças. A AIDS é só um pequeno exemplo, a cura existe e há tempos, só que o lucro é muito maior fracionando os remédios, do que vendê-lo de uma só vez. Sem falar em tantas outras coisas. Enfim, só por Deus mesmo o fato de acordarmos todos os dias ianda com vida e estarmos perto de nossas famílias.

    ResponderExcluir
  24. meu deus que maos nois estamos so deus por nois mais o nosso deus nao o deus a que eles se referem mais o deus vivo o deus que nos criou que soprou em nossas narinas o sopro de vida satanas sabe que ja es derrotado e esta derrotado coitados dessas pessoas quando vir o dia do juiso o dia que o nosso deus vier julgar irao estes para o lago de fogo e enxofre o dia da vingança do nosso deus esta proxima vao para la junto com satanas sem perdao sera que com tanto conhecimento que eles maquinan as coisas eles nao tem conhecimento disto sobre o juiso final ou estao segos de mais para este conhecimento

    ResponderExcluir

Este Blog é voltado para defesa da Família Mundial Cristã. Denunciamos os ataques dos Ativistas Homossexuais a nível Internacional, deixando claro que amamos a pessoa que está Homossexualizada e pode receber libertação, desde que o queira. Somos contra a PL 122 e o Kit-Gay, que quer retirar nossas crianças do nosso poder para o Estado Socialista-Marxista-Comunista doutrinando-as e fazendo nelas uma lavagem cerebral homossexual.

Assista estes vídeos que entenderá nossa proposta:

http://www.youtube.com/watch?v=suxtZAXtqng

http://www.youtube.com/watch?v=dIKS2jC-Tvo

Serão deletados todos comentários Racistas, Difamatórios, Anti-Cristãos enfim, que não se coadunem com a linha editorial saudável seguida por este Blog. Deus abençoe aos que contribuirem para um debate construtivo e democrático. Use sua criatividade e inteligência e deixe um comentário marcante, honesto e justo, que revele SOMENTE A VERDADE.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...